top of page
  • tiago443

7 mitos e verdades sobre a higienização das mãos com álcool gel

O produto, que antes ficava esquecido na bolsa ou no carro, tornou-se um grande aliado da população. Mas, em tempos de fake news, fica difícil saber o que é mito e o que é verdade sobre seu uso. Confira!


1. Devo usar qualquer álcool gel?

O recomendado pela OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é usar soluções em que há concentração de 70% de álcool etílico. É importante que parte do produto seja composto por água, para facilitar a entrada do álcool nos micro-organismos.


2. Devo lavar as mãos com água e sabão e depois usar o álcool gel?

Não. Quando você lava as mãos com os produtos certos e com a técnica correta por 20 segundos, não é necessário usar álcool gel em seguida.





3. Higienizar as mãos com álcool gel frequentemente prejudica as bactérias do bem?

Não. Ao fazer a limpeza das mãos, eliminamos os micro-organismos prejudiciais e benéficos à pele. Entretanto, estes últimos estão também nas camadas mais profundas da derme e imediatamente voltam a colonizar a epiderme (camada superficial da pele). Então, não tenha receio de higienizar demais as mãos.


4. A quantidade de álcool afeta a eficácia de matar os micro-organismos?

Sim. Garanta uma quantidade de álcool gel que cubra toda a superfície das mãos e deixo-o secar espontaneamente. Lembre-se de aplicar nos polegares, nas pontas dos dedos e entre eles, pois costumam ser as áreas mais esquecidas na assepsia das mãos.


5. A higienização das mãos pode ser substituída pelo uso de luvas?

Com certeza não. A via de contaminação não é de contato direto com a pele e, sim, com a mucosa. As luvas dão a leve impressão de que estamos protegidos, porque, ao usá-las, as pessoas não higienizam a mãos. Além disso, no momento de retirar o acessório, as mãos correm risco de serem contaminadas.



6. Devo tirar anéis, pulseiras e relógio para higienizar as mãos?

Deve! Pulseiras, anéis e relógios impedem que as mãos fiquem completamente limpas na hora de higienizá-las. É necessário retirá-los e, se possível, não utilizar durante esse período de pandemia. Esses objetos podem acumular micro-organismos e deixar a pessoa mais propícia à contaminação do vírus.


7. Detergente pode ser usado para higienizar as mãos?

Pode! No entanto, os detergentes, assim como o álcool comum, não são produzidos para lavar as mãos e podem causar microfissuras na pele.


Usar álcool gel, máscara e manter distanciamento social, ajudam a salvar vidas. Faça a sua parte!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page